Pingar o BlogBlogs

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Pecados capitais modernos: O descanso

Depois dos 7 pecados capitais, ninguém mais discutiu essa lista. Eu vou propor aqui que seja revista essa tal lista de pecados, pois alguns deles deixaram de ser pecados e viraram questão de sobrevivência, qualidade admirada, como a cobiça e outros, como a ira, deixaram de ser pecado, para ser estudado, controlado e bem utilizado.

O descanso virou pecado. Sim, dormir 8 horas por dia é dom, privilégio. Quem dorme oito horas por dia, tem apenas 16 horas de vida útil e produtiva.

Ah, você vai me dizer, 16 horas dá, e muito, para fazer tudo que é necessário. Daria, meu caro leitor, minha cara leitora, daria, se os dias fossem sempre lindos, tudo desse certo, as pessoas fossem perfeitas e Deus fosse conosco. Mas não, é. E eu, infelizmente tenho que te dar essa notícia.

Digamos que você seja um trabalhador daqueles que trabalham as 8 horas diárias previstas em Lei (ainda não vamos citar as duas extras as quais você é obrigado a fazer, também prevendo a Lei). Sobraram 8, né? Você mora perto do trabalho? Então ou você se deu muito bem na vida, ou seu trabalho é uma porcaria. Os grandes centros estão cada vez mais afastando suas áreas residenciais, de forma que um espaço por perto é disputadíssimo. Ou é caro ou é herdado. De uma maneira ou de outra, você deu a sorte grande de calhar do seu trabalho ser coincidentemente perto de casa.
Se você é um reles mortal que mora em uma área residencial terá que se locomover ao trabalho. Salvo em casos citados anteriormente, nos meios de transporte próprios ou comuns, no horário de maior movimento, não há como você se locomover de um lugar a outro em menos de uma hora. Então, contando com uma hora para ir e outra para vir, temos menos duas horas (ainda no mínimo).

Digamos que você tenha família. Não vou entrar em detalhe da atenção mais detalhada ou não habitual, como levar filhos ao zoológico, ou a esposa para jantar, mas dos detalhes básicos: Preparar comida, comer, tomar um banho, fazer sua higiene, ter seus cuidados pessoais, como barba, lavar a roupa, passar, manter sua casa limpa, em ordem, dar uma atenção mínima aos seus filhos, ter acesso a uma atualidade ou outra, ser um bom marido e bom pai. Em 6 horas tudo seria perfeitamente possível.

Agora vem o nosso mundo mUderno:

Nós ainda temos todas as obrigações anteriores, mas... o nosso emprego não nos toma somente oito horas. Nos toma nove em muitos, para compensar o tal sábado, e outros nos obrigam a fazer hora-extra, tomando dez ou mais. Em trabalhos de maior responsabilidade, em dias de pico, toma mais, vide os vendedores em algumas épocas e trabalhadores do setor de pessoal em época de pagamento. Daí, a condução nossa de cada dia nos toma beeem mais de uma hora, pois não está apenas engarrafado, está intransitável! O trânsito está um caos, o transporte público está super-lotado e sem conforto mínimo, além de caro. Chegou em casa cansado? Problema é seu! Quem disse que você tem dinheiro para pagar a uma empregada para cuidar de algo? As obrigações continuam as mesmas, mas com a pressão social da eficiência, da beleza, do status.

Você TEM que malhar (questão de "saúde", sabe?), TEM que estar em dia com as notícias, TEM que ver Big Brother para ficar dentro do assunto, TEM que manter as unhas, barba e ouvidos limpos, TEM que estar bem vestido, TEM que estudar sempre, TEM que se atualizar porque o mercado de trabalho exige pessoas qualificadas, TEM que se qualificar. TEM TEM TEM. Nada é dispensável. Nada é adiável.

Tudo está no Shopping. Se você optou por ter família, azar o seu. A sua família quer ir ao Shopping. Seu filho quer um tênis de 600 reais, sua mulher quer trocar a geladeira que não fecha direito, sua filha quer uma roupa nova que está na moda, mesmo sendo cara, horrorosa e indecente. Você TEM que satisfazê-los, você é um bom pai. "Vamos comer no Mc Donald's?" Como não? Você também quer, você viu a propaganda do hamburguer novo. Gente engravatada come, você não podia quando era pequeno, e agora que você tem o seu dinheiro, não vai? Ah, o tempo... Levou tempo para você estacionar, né? Levou muito tempo em cada fila! E os cartões de crédito, que eram para ser mais rápidos e a maquininha fica fora do ar, não funciona. E a porcaria do Mc Donald's que está cheio? E a sua mulher que procura, procura e procura a tal geladeira, mas não acha nenhuma que a agrade, quando acha, não agrada ao seu bolso? E a sua filha que não acha a roupa que ela quer?

Cansou? Problema é seu! Sua esposa quer atenção, você tem as suas obrigações conjugais! Ou quer ser corno? Ou você vai deixar outro vir para tomar o seu lugar? Você tem que estudar, ler um livro, se atualizar... Ou seja, na hora que você sai do trabalho, a sua obrigação é pensar como fazer um trabalho melhor, ser mais criativo, produtivo (entenda como produtivo é trabalhar o triplo na metade do tempo recebendo o mesmo). Você ainda tem que ser paciente e ter tempo o suficiente para ensinar, educar filho, filha, cachorro...

Eu disse cachorro? Não, não, não! Cachorros fazem necessidades, precisam de passeio, ração, produtos específicos. Uma visita na pet shop pelo menos por mês. E não adianta mudar para gato, papagaio, furão, formigas arábicas... Melhor não tê-los.

Você se dá bem com os vizinhos? Ahhh melhor não, eles vão te visitar provavelmente então. Parente? Nem pensar. Eles não só visitam, como dormem. Atenção a eles! Uma hora você vai precisar de mais dinheiro... Para isso terá que trabalhar mais. Sábado, domingo, projetos, horas a fio por uma promoção. Muitas vezes a responsabilidade não é proporcional ao salário, mas qualquer diferença já está valendo e a gente abraça a missão por uns quinhões.

Tens carro? Desista! Além de IPVA, vistoria, você tem que se preocupar com estacionamento, combustível, pedágio e o seu carro vai pedir atenção: Pneus, limpeza, óleo, bateria, parte elétrica, manutenção mecânica... Oh horinhas preciosas!

Sua saúde... É! Você tem que cuidar dos dentes expostos à má alimentação porque você não tem muito tempo de almoçar, tem que cuidar dos olhos expostos à luz de um maldito computador, tme que cuidar da sua tendinite de tanto fazer esforço repetitivo, tem que cuidar da barriguinha porque o Brad Pitt não tem e sua mulher fica molhadinha quando ele aparece na TV e quando te olha é só reclamação, tem que cuidar do estresse, da estafa, da dor na coluna, do coração, do pulmão porque você não fuma, mas respira fumaça 24x7, do fígado, do pau, de tudo!

Gosta de futebol? Seu tempo é sagrado pelo seu time? Então seja zumbi! Os jogos terminam às vezes meia noite e você tem que estar no serviço às 7, 8, 9... esqueceu que você dorme, acorda, toma café e enfrenta um trânsito dos demônios. Eu nem digo aquele que vai ao estádio...

Por último: Se estudar, não trabalhe, se estudar e trabalhar, não namore nem case. Esse deveria ser o slogan do ministério da saúde e das relações exteriores.

As coisas que eu disse antes que ocupam tempo servem para mostrar que a vida anda corrida. Eu mesmo só tenho tempo para ler quando estou no trânsito e sem dirigir. A gente não é máquina e uma hora o corpo reclama. A gente tem que descansar. Tudo que tem que ser feito empurra o seu sono para um tempo cada vez mais restrito. O descanso é deixado de lado em troca da maior quantidade de coisas feitas no espaço de tempo.

Vire para o seu chefe no telemarketing e diga que a cada 50 minutos de trabalho, você precisa de 10 de descanso... experimente! Diga para o seu marido, durante uma semana, que está cansada, que não vai fazer nada... Esqueça a louça por uma semana. Leia os seus emails e veja se tem algum spam que não era spam. Fique 12 horas em um motel... tome um banho quente por 15, 20 minutos... Tente acordar um pouco mais tarde, mesmo no fim de semana...

O descanso veio substituir a luxúria. É para poucos, é desperdício de tempo. As pessoas te olham diferente, quando vêem que você teve tempo para descansar. Quando a gente diz que acordou um pouco mais tarde, chegam a se espantar. Um penteado diferente de cabelo e uma das primeiras perguntas é quanto tempo demorou!

Na verdade, se cada um fizesse sua parte, daria para todos terem tempo para tudo. Mas não é assim que funciona. Estique o seu tempo e esqueça o descanso. Você terá a eternidade para descansar em paz.

Nenhum comentário: